Hemorróida: Existe algo que a fisioterapia pélvica possa fazer?

A hemorróida é uma condição onde existe uma dilatação varicosa das veias anorretais, devido à uma pressão recorrente e elevada nessa região. Ocorre principalmente entre as idades de 45-65 anos em ambos os sexos, e também em gestantes que tem um aumento de volume sanguíneo pelo período gestacional e pessoas que sofrem de constipação intestinal crônica.

É uma condição extremamente dolorosa e limitante, que causa muito desconforto para sentar, realizar exercícios ou manter relações sexuais.

Mas como a fisioterapia pélvica pode ajudar?

Geralmente a solução da hemorróida envolve intervenções cirúrgicas, portanto a fisioterapia não vai atuar na solução da condição em si, mas sim nos sintomas como dor e desconforto. Com a Fisioterapia Pélvica é possível auxiliar liberando pontos gatilhos na região do períneo, usando recursos físicos analgésicos para tolerância da dor, educando para um bom posicionamento que exija menos esforço no vaso sanitário quando for usar o banheiro, orientando sobre atividade física para melhorar a mobilidade da pelve, relaxamento do períneo e bom funcionamento do intestino, entre outras orientações e estratégias que serão avaliadas caso a caso.

Especialmente no momento pós-cirugico é muito importante que se inicie um tratamento com a Fisioterapia Pélvica, para que haja o controle de algumas variáveis relacionadas à musculatura e assim evitar recidivas da condição.