• zuzfisiopilates

"MEU PÉ, MEU QUERIDO PÉ" - Entendendo essa estrutura complexa

Nosso pé é uma estrutura altamente especializada do nosso corpo! Cada pé é formado por 26 ossos, 33 articulações, 114 ligamentos e 20 músculos!


Além disso, o pé é uma região sensorialmente muito rica. Tudo conectado ao nosso Sistema Nervoso, responsável por interpretar as sensações e informações percebidas por esses tecidos, e "dar vida" a essas estruturas e coordená-las de forma harmoniosa e energeticamente eficiente.


Sem dúvida, essa configuração estrutural do pé foi um ganho essencial para nossa evolução como bípede!


Nosso pé tem essencialmente duas principais funções:


>>> SUSTENTAÇÃO


Todas essas estruturas e tecidos permitem que o pé seja adaptável e "moldável" aos diversos terrenos e superfícies. Também permite distribuir, ajustar e suportar a carga de todo o corpo de forma equilibrada.


>>> LOCOMOÇÃO


É a partir do pé que conseguimos nos impulsionar e deslocar o nosso corpo (parte, ou ele todo), em diferentes direções, planos e velocidades, de forma eficiente e precisa: correndo, pedalando, desviando, pulando poças, subindo escadas ou na cadeira, escalando, arrastando...



Assim como o restante do nosso corpo, é preciso manter nossos pés ativos! Durante o dia somos acostumados a deixar nossos pés dentro de "caixas" que chamamos de sapato, e isso limita a variabilidade e altera a ação dessas estruturas e consequentemente, o desempenho dos pés! (Experimente colocar "sapatinho" num gato ou cachorro e note como muda toda a mobilidade do animal...)


Por isso, manter essas estruturas estimuladas e treinadas possibilita que o pé realize suas funções de forma mais saudável e otimizada, mais disponível, preparado e com maior repertório para lidar com as demandas que lhe forem solicitadas!


Na próxima vez que for realizar algum treino ou se movimentar, não deixe de exercitar os seus pés!



Leia também!
5 exercícios simples para os pés
Seu filho tem pé chato?
Qual seu tipo de pé?
Pé pronado e supinado: saiba mais sobre a sua pisada!
Pronação do pé e corrida


3 visualizações0 comentário