- carolrodes
Movimentos da pelve durante o trabalho de parto
Anatomicamente, uma das formas de subdividir diferentes "partes" nossa pelve, são os estreitos, denominados: superior, médio e inferior. Durante o trabalho de parto, o bebê passa através desses 3 estreitos até chegar do lado externo do corpo da sua mãe.

Você sabia que através dos movimento corretos é possível facilitar esse processo?
Quando o bebê está no estreito superior, se a gestante girar os joelhos para fora e colocar o bumbum para dentro, é possível aumentar esse espaço, facilitando o encaixe e descida inicial do bebê.
Já quando o bebê está no estreito médio, eonseguimos facilitar a descida realizando movimentos assimétricos com a pelve e os membros inferiores, descarregando o peso ora em uma perna, ora em outra, por exemplo.
E, se tratando do estreito inferior, se a gestante girar os joelhos para dentro e ‘empinar’ o bumbum, consequentemente se aumenta o espaço do respectivo estreito, facilitando mais uma vez a descida final.

Durante o trabalho de parto sempre que possível e confortável para a gestante, deve-se incentivar os movimentos, auxiliando e apoiando a gestante.
Para uma orientação e treino específicos de posturas, movimentos e exercícios para cada momento do trabalho de parto, tanto para a gestante quanto para o acompanhante, consulte uma Fisioterapeuta Pélvica!
Leia também:
O que é Fisioterapia Pélvica?
Mudanças Fisiológicas da Gestação: como isso afeta a atividade física?
Cuidados e Benefícios do Pilates na Gestação