top of page
  • carolrodes

No escritório ou home office: como melhorar foco e produtividade com o Pilates

As longas jornadas de trabalho e o tempo prolongado de telas por si só já são grandes desafios para os profissionais. Se manter o foco e a produtividade já eram tarefas difíceis no ambiente de escritório, imagina agora, quando tantos estão fazendo home office, a dificuldade que é manter a atenção no trabalho, tendo mais gente em casa, comida para fazer, crianças para cuidar, cachorro passando para lá e para cá...



O Pilates pode ser um grande aliado para ajudar nesses quesitos, atuando de diversas formas:


Concentração: esse é um dos princípios do Pilates. Para realizar os exercícios corretamente, a atenção do aluno deve estar em cada detalhe do movimento, desligando-se de estímulos externos e voltando o foco para o corpo. Essa capacidade de abstração pode ser levada para o ambiente de trabalho, ajudando o profissional a se concentrar no trabalho a ser realizado, sem que seja facilmente distraído pelo que acontece no entorno.


Respiração: amplamente trabalhada em todos os exercícios do Pilates, a respiração é muito valiosa para o profissional que deseja aumentar sua produtividade. Além de acalmar a agitação resultante do excesso de carga mental a que somos submetidos constantemente, a respiração adequada ajuda a oxigenar melhor o cérebro, aumentando a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.


Diminuição do estresse: o exercício físico ajuda a diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e também a aumentar os níveis de serotonina, aumentando autoestima e disposição para o dia de trabalho.


Motivação: nossa mente gosta de trabalhar com novos estímulos. Ao inserir um novo hábito em nossas rotinas, estamos estimulando o nosso corpo e aumentando a motivação nas tarefas do dia-a-dia. O Pilates pode ser esse hábito, já que propõe um momento de ligação mente-corpo, proporcionando desafios com diferentes possibilidades de exercícios que demandam as mais diversas partes do nosso corpo.


Diminuição de LER/DORT: as "lesões por esforços repetitivos/doenças osteomusclares relacionadas ao trabalho" são grandes causas de afastamento do trabalho e também da diminuição da produtividade. Um funcionário com dor não consegue se concentrar adequadamente em suas tarefas, precisando fazer mais pausas ao longo do dia. O Pilates ajuda a garantir força, estabilidade e mobilidade das articulações, reduzindo muito o risco desses sintomas.


Melhora da ergonomia e postura durante o trabalho: o Pilates trabalha a consciência corporal, desenvolve a capacidade de prestar atenção no nosso posicionamento. Isso permite que o indivíduo entenda melhor a sua postura, e realize as correções necessárias para adequá-la, diminuindo o risco de dores na lombar e cervical, por exemplo, o que irá garantir melhor rendimento no trabalho.



82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page