• zuzfisiopilates

O Que é e Como Eliminar o Ácido Lático Causado nos Exercícios Físicos?

As dores relacionadas às atividades físicas podem ter significados diferentes. Isso acontece porque a dor pode surgir durante ou logo após os exercícios, apenas 24 horas depois (a chamada dor tardia) ou até ser decorrente de uma lesão. Quem pratica esporte ou treina com frequência precisa entender as diferenças e as origens dessas dores, a fim de evitar danos à musculatura.


No caso da dor durante ou logo após os treinos, há uma relação direta com uma substância chamada lactato. Ela é frequentemente associada com o ácido lático, uma molécula produzida pelo organismo humano.


Durante um exercício, nosso corpo recorre à glicose armazenada, ou glicogênio, e ao oxigênio que respiramos para utilizar como combustível. Porém, um treino duro pode exigir demais do corpo em um curto período de tempo, fazendo com que o oxigênio e o glicogênio não consigam suprir essa necessidade. Por exemplo, o levantamento de pesos é uma atividade que tende a promover o acúmulo de ácido láctico, pois exige mais oxigênio do que nossos corpos são capazes de fornecer.

O ácido lático é produzido pelo organismo durante todo o dia, e não apenas quando se realiza atividades físicas.

Ao começar a liberar ácido láctico para como forma “emergencial” de combustível, seu corpo entra em um estado conhecido como estado anaeróbico. A sensação de queimação sentida durante exercícios intensos é na verdade um mecanismo de defesa do corpo, não há causa para alarme.

Nossos músculos precisam de atividade, oxigênio e água para permanecerem saudáveis. O ácido láctico em pequenas quantidades não danifica seu corpo, podendo ter até alguns efeitos benéficos em seu metabolismo.


O melhor remédio para combater o excesso de ácido lático, aliviando sensações de queimação ou dores musculares é mais exercício, só que em doses menores. O ácido láctico se dispersa 30 minutos ou uma hora após os exercícios, e o alongamento também ajuda a liberá-lo.



Descanse após os exercícios, mas mantenha uma vida ativa! Quanto mais você estiver em forma, menos glicose seu corpo precisará queimar e menos o ácido láctico se acumulará.

10 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos