top of page
  • carolrodes

Pilates e o medo de voltar ao esporte

Não é incomum que um atleta, após uma lesão importante que o afaste da prática, sinta receio ou medo de retornar à prática esportiva e se lesionar novamente. Principalmente pessoas que praticam algum esporte de forma recreacional e por lazer, muitas vezes o medo de uma nova lesão leva à interrupção ou troca de modalidade, mesmo tendo já realizado a reabilitação e passo o tempo de cicatrização da lesão.



Nesse sentido, o Pilates é um ótimo treino para fazer esse retorno gradual, entre os principais benefícios estão:


➡️ Ganho de confiança e autoestima, além de redução do medo dos movimentos e de situações imprevisíveis da modalidade esportiva;

➡️ Exposição gradual aos gestos esportivos;


➡️ Recuperação da força, resistência, explosão, precisão, coordenação e demais capacidades funcionais necessárias para as demandas esportivas específicas;


➡️ Otimização biomecânica e aperfeiçoamento técnico dos gestos esportivos específicos;


➡️ Manipulações variados do ambiente que possibilitam simular o ambiente esportivo e/ou modular o exercício para "driblar" o medo.



Se você parou de praticar alguma atividade por conta do medo de se machucar novamente, marque uma avaliação e experimente uma sessão! O Pilates é uma ótima modalidade para te possibilitar esse retorno seguro!!




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page