top of page
  • carolrodes

Pilates na Reabilitação

O método Pilates é uma atividade recomendada para ganho de flexibilidade, consciência e definição corporal, melhora da saúde em geral, entre outros benefícios. E por isso recentemente ganhou espaço e popularidade também na reabilitação física, apresentando eficácia variada e poucas contraindicações. Assim, pode ser utilizado em diferentes populações e condições de saúde, sempre seguindo os princípios do método e respeitando as particularidades individuais.


Apesar do Pilates ser um recurso de trabalho muito eficiente em diversas situações, é preciso cuidado no seu uso como reabilitação para não ser usado como um “substituto” da Fisioterapia “convencional”, já que muitas técnicas que são usadas na Fisioterapia são especificamente importantes na recuperação de algumas lesões. Deve-se entender que o Pilates deve vir como um aliado durante o tratamento fisioterapêutico e tem papel importante na evolução e continuidade da reabilitação do paciente quando aplicado de acordo com seus princípios.



Um diferencial do uso do Pilates na reabilitação é que o método permite um atendimento individualizado, e o profissional Fisioterapeuta realizará uma avaliação minuciosa para identificar as alterações e objetivos específicos para cada queixa.


No início no tratamento, por exemplo, em que costuma ter o objetivo de evitar maior irritação da lesão, reduzir a dor e restaurar a amplitude de movimento sem dor, os exercícios poderão ser especificamente voltados ao controle da dor e preservação da sobrecarga local durante as atividades diárias.


Assim, conforme ocorre a restauração da mobilidade e da força muscular, o fisioterapeuta pode evoluir os níveis de dificuldade dos exercícios, trabalhando de maneira especifica a cada caso. Se o paciente for um atleta por exemplo, é interessante que os exercícios sejam focados de acordo com as necessidades esportivas!


O Pilates também pode ser usado tanto no período pré-operatório quanto no pós-operatório de artroplastia de quadril e joelho, por exemplo! Tanto antes quanto após a cirurgia, já existem evidências da sua contribuição para o ganho de força, mobilidade e amplitude de movimento da articulação acometida e das adjacentes, além de melhora da função e da flexibilidade.



Portanto o método Pilates, se bem aplicado, além de promover qualidade de vida e integração entre o corpo e a mente através da sua prática, pode ser uma grande ferramenta no processo de prevenção e recuperação de lesões!




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page