top of page
  • carolrodes

Pilates Solo: vantagens e possibilidades

Diferentemente do pilates tradicional, no pilates solo você não precisa fazer uso de aparelhos para executar os movimentos, isso é possível porque nessa modalidade todos os exercícios são feitos no chão, apenas com o próprio peso do seu corpo.



Pode ser feito com uso de alguns acessórios de pilates também, e apesar de serem úteis, vale salientar que não são obrigatórios, inclusive, você pode substituí-los por itens que tem em casa, como garrafas pet com água ou areia no lugar dos halteres e faixas de roupão no lugar das faixas elásticas, e é justamente isso que torna o pilates solo mais atrativo e acessível, quando comparado ao tradicional.



Tanto o pilates com aparelhos quanto o pilates solo oferecem vários benefícios aos praticantes. Não existe um tipo de pilates melhor do que o outro, mas sim aquele que melhor atende às suas necessidades.


Se você teve algum tipo de lesão física e deseja tratá-la com o método, o Pilates Tradicional no Studio é uma opção interessante. Isso porque os aparelhos de Pilates possuem molas que tem como finalidade regular a intensidade dos exercícios. Assim, os movimentos ficam mais leves de serem executados e você pode ir aumentando a intensidade deles conforme for progredindo na atividade.


Já o Pilates Solo exige que você faça mais força durante os exercícios. Afinal de contas, ele não possui a ajuda das molas para aliviar a intensidade dos movimentos, tornando a pratica muitas vezes mais difícil. Nessa modalidade, o peso do seu próprio corpo é que serve como base para determinar a intensidade dos exercícios, seus exercícios focam mais no alongamento, flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento muscular.



O grande diferencial do pilates solo é que ele pode ser praticado no conforto do seu lar sem nenhuma dificuldade. Ou seja, você não precisa se deslocar até uma academia ou studio de pilates para se beneficiar com a prática. Podemos optar por aulas online ou domiciliar, onde o profissional vá até a sua casa! Converse com seu Fisioterapeuta sobre suas possibilidades e interesses, e experimente uma sessão!




62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page