- carolrodes
Por que temos mais dores no frio?
Muitas pessoas percebem uma piora das dores com a chegada de dias mais frios… Mas você sabe o porquê?

Bom, antes de tudo é importante lembrar que uma dor (ou a piora dela) não necessariamente ocorre devido a uma lesão! E que o frio em si não tem a capacidade de piorar nenhuma lesão - ufa!
Mas então, por que é tão comum que dores articulares e de coluna “reapareçam” ou piorem nessa época?
Maior tensão e enrijecimento muscular
Nos dias frios, nós involuntariamente tendemos a ficar mais “encolhidos” e com os músculos mais contraídos. Também acabamos nos movimentando menos. Tudo isso contribui para que os músculos fiquem mais tensos e rígidos, podendo gerar a sensação de desconforto.
Articulações mais rígidas
Com o frio o líquido sinovial, que lubrifica as articulações, fica mais viscoso, o que pode deixar a articulação um pouco mais rígida. Além disso, variações na pressão atmosférica também sensibilizam os receptores de pressão e receptores de nocicepção (“estímulos potencialmente nocivos”) das articulações.

Vasoconstrição e redução da irrigação sanguínea dos tecidos
Os vasos sanguíneos também se contraem quando a temperatura corporal cai, ocorrendo a vasoconstrição na periferia do corpo e a centralização do sangue em órgãos vitais como cérebro, coração e pulmão. Assim, há um fluxo menor de sangue irrigando os tecidos, fazendo com que articulações, tecidos musculares e extremidades fiquem mais frias.
O frio aumenta a sensibilidade e estímulo dos nociceptores
O estímulo nocivo “frio” estimula e sensibiliza os receptores de nocicepção, e quando esse estímulo é transmitido e analisado pelo cérebro, é percebido como dor. Pacientes com doenças inflamatórias articulares em geral já possuem alteração da sensibilidade desses receptores, e por isso tendem a ter maior sensação de dor nessa época do ano. (Veja bem, o frio não piora a lesão nem altera a história natural das doenças! Mas afeta a sensação da dor por modificar as vias que mediam a sensação dolorosa.)

>>> O que fazer?
manter a região de dor aquecida
manter as extremidades aquecidas (meias, cobertores, escalda-pés…)
compressa ou bolsa de água quente - muscular
massagens - elas estimulam a circulação sanguínea na região e aliviam a musculatura enrijecida
E movimente-se! O exercício otimiza a circulação e irrigação sanguínea, promove a lubrificação das articulações, eleva a temperatura corporal e regula a distensibilidade e mobilidade dos tecidos. É nosso principal aliado na prevenção e cuidado com essas dores!

Leia também: NUTRIÇÃO - Quando bate aquele frio...