top of page
  • carolrodes

Quem pode praticar Pilates?

Quem pode praticar Pilates? Essa pergunta pode ser bem frequente...


O método Pilates pode ser praticado e é indicado para os mais diferentes grupos de pessoas! Desde sedentárias ou pessoas sem o hábito de praticar atividades físicas, até atletas de alto nível. Ou seja, qualquer pessoa, independente do nível de condicionamento físico pode fazer Pilates: do idoso ao adolescente, das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens posturais, e ainda pode ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e os princípios de treinamento desportivo.



Quanto a prática regular de Pilates como exercício físico não há nenhuma restrição, pois inicialmente o aluno passa por uma avaliação postural e por uma anamnese, onde serão detectados possíveis desvios posturais, desequilíbrios musculares ou dores relatadas pelo próprio aluno. A partir daí é que será montado um programa de treinamento específico para este aluno com objetivos pré-determinados.


Existem casos bem específicos em que a prática não é indicada, ou que o paciente precise melhorar ou recuperar algum aspecto da saúde antes de iniciar a prática.



Sempre que um médico pedir restrição a exercícios, incluindo o Pilates, é importante respeitar essa decisão. Em condições de saúde que podem exacerbar inflamações e ou que haja a necessidade de repouso, somente o médico, que conhece o histórico e situação do paciente, poderá liberá-lo para a atividade. De forma geral as restrições são raras, porém alguns públicos necessitam de atenção especial e de exercícios adaptados, como por exemplo: indivíduos com diabetes não controlada, hérnia de hiato ou hipertensos.


A técnica oferece um repertório de exercícios bastante diversificado e cada movimento pode ser adaptado de acordo com as necessidades e limitações individuais de cada aluno. Assim, os nossos profissionais trabalham de modo personalizado com os praticantes, de modo a garantir a eficiência dos resultados.


Vem experimentar uma aula!

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page