• zuzfisiopilates

Síndrome da Fragilidade do Idoso

A Fragilidade consiste em um conjunto de condições clínicas, que colocam a pessoa idosa numa situação mais vulnerável de saúde. Entre elas: fraqueza muscular importante, sensação de fadiga e exaustão, perda de peso não-intencional e desnutrição, dificuldade e instabilidade para andar, sedentarismo/redução de atividade física, confusão mental e depressão, entre outros.



➡ E por que é importante saber e estar atento?


A Fragilidade não indica necessariamente uma incapacidade por si só. Mas indica que a pessoa idosa está numa situação de maior vulnerabilidade para enfrentar eventos estressores. Ou seja, há maior risco para vir a ter alguma doença ou condição adversa de saúde; e que, uma vez essa condição instaurada, o indivíduo terá mais dificuldade em superar e retornar à condição prévia de saúde. Ou seja, também há maior risco de acabar com alguma limitação para as atividades, ou com alguma comorbidade associada após essa piora da saúde.


Por isso é importante que os cuidados com a saúde sejam pensados não apenas para a recuperação da saúde, mas também para a prevenção de uma possível Fragilidade, ou de agravos decorrentes dela.


💡Para guardar e lembrar💡


A Fisioterapia e o Pilates são ferramentas valiosas na manutenção e recuperação da autonomia, e das capacidades físicas e funcionais da pessoa idosa. Assim, contribuem para um processo de envelhecer mais saudável!



Clique aqui para agendar uma avaliação


Leia também: Pilates e prevenção de quedas na terceira idade

Pilates para idosos

12 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos