top of page
  • carolrodes

Seu corpo é um campo de batalhas

Para manter a saúde em dia, nosso corpo conta com a ação constante do sistema imunológico, composto por diferentes células e órgãos que trabalham sem descanso combatendo possíveis invasores indesejados como bactérias, vírus, fungos e outros agentes patogênicos que são organismos capazes de causarem infecções e doenças.



Existem diferentes tipos de células que atuam nessa missão constante de nos proteger, cada uma delas com uma função específica: algumas são responsáveis por identificar os organismos perigosos e levar essa informação à órgãos específicos do sistema imunológico, outras células serão responsáveis por exterminar esses invasores, enquanto outras irão produzir anticorpos, assim, quando o corpo for invadido novamente por aquele mesmo agente patogênico, o sistema imunológico será capaz de combatê-lo.


Essa capacidade de produzir anticorpos depende muito das características do invasor. Alguns deles apresentam sempre as mesmas características, o que torna fácil seu reconhecimento e combate pelos anticorpos produzidos pelo corpo. Porém, alguns inimigos, como os vírus que causam a gripe, sofrem muitas mutações, fazendo com que apresentem sempre características diferentes, o que dificulta a criação de uma resposta específica do corpo capaz de impedir o surgimento da doença.


Todo esse processo de proteção envolve uma série de reações químicas e interações entre estruturas do corpo extremamente complexas. Para assegurar que esse verdadeiro trabalho em equipe ocorra de forma eficiente, precisamos estar atentos a nossos hábitos de vida e, dentro de nossas possibilidades optar por atitudes que contribuam para que nosso sistema imunológico trabalhe nas melhores condições possíveis.


São aspectos que potencializam nosso sistema imunológico: a alimentação equilibrada, sono reparador, o cuidado com a saúde mental e a prática de atividade física. Esta última, de preferência, deve ser realizada com orientação de um profissional qualificado, para que seja feita de forma segura, gerando maior impacto positivo possível na sua saúde e evitando lesões ou sobrecargas que possam dificultar ainda mais o trabalho do sistema imunológico.


Lembre-se: seu corpo é um constante campo de batalha! Dê aos seus "soldados" (seu sistema imunológico) as melhores condições possíveis para te manter seguro.





30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page