top of page
  • carolrodes

Tendinopatia do tendão de Aquiles

O que é o tendão de Aquiles?


O tendão de Aquiles é a junção do tríceps sural (formado por três músculos da panturrilha: gastrocnêmio lateral, gastrocnêmio medial e solear) no osso do calcanhar (calcâneo). Assim como todo tendão, tem a função de transmitir a energia gerada por um músculo até o osso, para que se possa movimentar uma articulação!


O que se sente quando se tem tendinite do tendão de Aquiles?


Dor na região de calcanhar ou tornozelo – principalmente associada ao movimento, dificuldade em dar os primeiros passos pela manhã, seja por dor ou rigidez.



Por que a tendinite acontece?


Assim como em outros tendões, a tendinite ocorre principalmente por sobrecarga. E esta pode se dar por excesso de peso, excesso de uso, ou por fatores intrínsecos que gerem uma menor qualidade de função de uma determinada articulação.


Acomete muito frequentemente atletas corredores, pois na fase de impulsão da corrida a panturrilha trabalha para que o corpo seja projetado pra frente, “empurrando” o solo para trás.


Este movimento repetitivo, em uma carga maior que o corpo esteja adaptado, e sem um descanso adequado, é um tipo de sobrecarga que pode acabar lesionando o tecido de forma que ele não consiga se reparar.


Em toda atividade física, os tecidos elásticos (músculos e tendões) sofrem pequenas lesões, que – quando a atividade é bem dosada, é feita recuperação e o tempo de descanso é adequado – se cicatrizam e vão melhorando o condicionamento (força e resistência) do músculo aos poucos.



Quando a carga é excessiva, a recuperação não é feita e o descanso não é suficiente, essa lesão não se regenera ... E vai se tornando cada vez maior conforme a exposição à atividade. Isso é a tendinite!


Baseado nisso, como tratamos a tendinite?


Dar repouso pro músculo é fundamental, seja diminuindo as cargas ou interrompendo atividades físicas.


Acompanhamento fisioterapêutico é essencial, é ele que vai ajudar a dosar as cargas e encontrar a principal origem da lesão.


Os exercícios são totalmente proibidos?


Não! O fisioterapeuta vai fazer exercícios também, mas ele vai escolher a dosagem de carga ideal para cada caso. Além disso, existem diversas formas de contração muscular e diferentes exercícios que podem ser aplicados: cada uma vai ter um efeito e sua indicação varia de acordo com a fase da lesão e a dor do paciente. Tudo isso é o fisioterapeuta quem define!


Se todas as orientações forem seguidas, o sucesso de tratamento vem permitindo o retorno as atividades físicas sem dor e com melhor desempenho!


Se você tem dor no famoso tendão de Aquiles, procure um fisioterapeuta da nossa equipe e comece a esquecer a dor!



1.211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page