carolrodes

11 de jul de 20162 min

Dormir pouco engorda? Mito ou verdade?

Aqueles que me conhecem ou conhecem meu trabalho sabem que eu sou super defensora do respeito integral ao corpo e às reais necessidades do organismo – ou seja, amar o seu corpo e respeitá-lo. Isso não envolve apenas comer de acordo com o que seu corpo precisa em cada momento do seu dia, mas também dar a ele o descanso que ele merece.

É claro que todos nós temos dias mais corridos nos quais sobrevivemos à base de cafeína e corretivo, e é claro também que nem todo mundo precisa do mesmo número de horas de sono para se sentir disposto – como tudo que envolve organismo e metabolismo, cada corpo é um corpo. Para alguns, 6 – 7 horas é suficiente, enquanto outros podem precisar de 8 – 9 horas.

Independente de qual seja a sua necessidade de sono para se restabelecer, dormir pouco traz prejuízos para o corpo e essa carência impacta diretamente alguns fatores que se relacionam com ganho e perda de peso. Você já pensou que essa pode ser uma das causas do insucesso que muitas pessoas enfrentam em tentativas de perda de peso? Por isso, vamos por partes:

- Dormir pouco altera nossa percepção de fome e saciedade – ou seja, a pessoa sente mais fome e menos saciedade quando dorme pouco.

- Se temos mais fome e ficamos mais tempo acordados, comemos mais.

- Dormir pouco gera estresse no organismo – que por si só já favorece o ganho de peso por uma série de questões hormonais.

- A indisposição causada por poucas horas de sono diminui a nossa capacidade de produção física e prática de exercícios e, portanto, diminui nosso gasto energético.

Então é verdade: dormir pouco engorda, além de ser um desrespeito a uma necessidade básica do corpo. E agora? O que fazer para conseguir deixar o sono em dia?

  • Ir relaxando aos poucos é importantíssimo e requer um ambiente favorável ao relaxamento. Por isso, evite usar celular e computador logo antes de dormir: eles nos despertam e ativam nossa mente.

  • Diminuir as luzes do quarto também ajuda bastante, pois um dos hormônios que nos faz sentir sono é estimulado pela escuridão.

  • Pode parecer besteira, mas criar uma rotina de sono também é uma boa dica – ou seja, condicionar o corpo a dormir e despertar em horários pré-estabelecidos ajuda bastante.

  • Evitar consumir alimentos fonte de cafeína antes de dormir.

Todos esses efeitos causados por dormir poucas horas não acontecem apenas em adultos, mas também em crianças, e há diversos estudos recentes que nos mostram isso. Mas esse assunto vai ficar para um próximo post; por hoje, já temos muito a pensar e nos trabalhar!

Boa semana e bons sonhos a todos!

Paula Dayan – nutricionista do ZUZ

#nutrição #sono #estética #qualidadedevida #saúde

    240
    0