Dry Needling
O Dry Needling ou Agulhamento à Seco é utilizado por muitos fisioterapeutas como um método eficaz para o tratamento de dores e tensões musculares.
Indicações:
- cefaléias tensionais;
- tendinites;
- dores na articulação temporo-mandibular;
- lombalgias;
- dores de origem músculo-tendínea.
São utilizadas agulhas muito finas, como as de acupuntura, que são inseridas em pontos gatilhos, ou mais comumente chamados de “nós”. Esses pontos são responsáveis pela tensão muscular e estão relacionados à produção e manutenção do ciclo de dor.
Com a inserção da agulha, o ponto é estimulado, iniciando o aumento do fluxo sanguíneo na área e interrompendo o ciclo de dor, trazendo uma sensação imediata de relaxamento para o local e desfazendo o chamado "nó". Após a aplicação, o paciente já sente o alívio das dores musculares.
Apesar de usar agulhas como as da acupuntura, as duas técnicas são muito diferentes quanto aos seus objetivos e formas de avaliação e tratamento.
A acupuntura visa o reequilíbrio energético através da harmonização do funcionamento dos órgãos internos, sendo capaz de melhorar dores, sejam estas musculares ou não, além de outras muitas doenças. Por mais que a dor seja muscular, avalia-se também os órgãos internos, afim de detectar se a causa da mesma pode ser o desequilíbrio energético causado por determinado órgão ou sistema. Se for este o caso, trata-se também o ponto referente a tal víscera.
O Dry Needling, por sua vez, visa diminuir a dor muscular por meio do agulhamento dos pontos gatilhos, sendo eficaz apenas em casos de dores músculo-tendíneas. O agulhamento, portanto, é feito no local da dor, ou seja, no ventre muscular do músculo acometido.