Como a acupuntura funciona?

A acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza agulhas metálicas em pontos específicos, a fim de harmonizar a energia do nosso corpo. Ela tem como objetivo o tratamento de doenças, alívio de dores e promoção de saúde, sendo muito eficaz nos casos de dores musculares e articulares, doenças respiratórias, ansiedade, TPM, dores de cabeça, entre outros.

Tendo como base teorias orientais milenares, a Medicina Tradicional Chinesa acredita que as doenças são causadas por desequilíbrios energéticos. Uma estagnação de energia causa dor local e impede essa energia de fluir para o resto do corpo pelos canais e meridianos existentes. Uma deficiência de energia pode causar fadiga e mau funcionamento dos órgãos, levando a dificuldades de digestão, falta de ar e fraqueza muscular. As possibilidades são inúmeras, e uma avaliação minuciosa se faz necessária.

Apesar da agulha ser a forma de aplicação mais tradicional, os pontos também podem ser estimulados de outras formas, como por exemplo com massagem, calor ou laser, obtendo-se resultados semelhantes e podendo ser aplicado inclusive em crianças.

Encontrando-se os desequilíbrios e restabelecendo o fluxo de energia, a pessoa sente alívio dos sintomas, podendo ir além da queixa principal relatada e trazendo um bem estar geral para o corpo e mente.

Quer marcar sua sessão de acupuntura? Clique aqui