Moxabustão - acupuntura sem agulhas

A acupuntura é a mais procurada técnica da medicina chinesa. Muitos conhecem e já se beneficiaram do seu efeito. Entretanto, muitos pacientes deixam de procurar este tipo de tratamento por medo ou receio das aplicações das agulhas.

Porém existe uma técnica complementar à acupuntura, menos difundida no Brasil, que pode lidar com estes casos: a moxabustão.

A moxabustão é uma técnica que utiliza a artemísia (uma erva capaz de entrar em combustão a altas temperaturas) para gerar o efeito de calor em pontos específicos do corpo. Estes pontos podem ser os mesmos onde seriam aplicadas as agulhas, portanto sendo uma espécie de "acupuntura térmica".

O uso de calor no tratamento de dores e doenças já é muito difundido na medicina ocidental, sendo comum o uso de bolsas térmicas em dores musculares; uso de ultrassom e ondas curtas para tratamento de doenças reumáticas por fisioterapeutas; inalação (que contém vapor) em doenças respiratórias; entre outros.

Na medicina chinesa, o calor também é fonte de tratamento de doenças geradas pelo frio, vento e umidade, sendo essas: doenças reumatológicas (artrite, artrose, bursite), infecções respiratórias como sinusite, rinite e bronquite; e outras afecções como diarréias, dores e tensões musculares, entre outros.

Ou seja, a moxabustão soma os efeitos do calor com o efeito do reequilíbrio energético dos meridianos da acupuntura. A fumaça liberada pela queima da artemísia também tem efeitos cicatrizantes e antiinflamatórios.

Existem diversas formas de aplicação, inclusive a combinação de moxa com agulhas, porém a mais comum hoje em dia são os bastões de moxa, aplicados a uma distância de aproximadamente 1cm da pele do paciente.