top of page
  • carolrodes

O que é Neuroma de Morton?

Você tem dores na "almofadinha" do pé? Ou entre os dedos? Tem a sensação de estar pisando em pedras? Pode ser Neuroma de Morton!


O neuroma de Morton é uma lesão que causa este tipo de sintomas, principalmente na sola do pé logo abaixo dos dedos ou entre o 3º e 4º dedos. Também é comum sensação de choque, formigamento, queimação ou dormência na região.


O incômodo pode ser pior ao utilizar calçados apertados ou com salto alto, sandálias tipo rasteirinha ou em esportes que envolvam corrida ou saltos.


O neuroma de Morton é uma inflamação no nervo interdigital, que culmina com espessamento e fibrose no nervo que passa entre os dedos dos pés.


O diagnóstico é feito de forma clínica (histórico e exame físico com palpação da região dolorida), mas pode ser complementado por exames de imagem para descartar outros tipos de lesão.



Dentre as principais causas temos o uso de sapatos apertados ou que aumentem a pressão na região dos metacarpos e dedos dos pés, mas também alterações da pisada como andar ou correr nas pontas dos pés (aumentando a sobrecarga na região) ou falta de força e mobilidade no arco transverso do pé, o que diminui a capacidade de amortecimento e absorção de impacto que o pé deveria ter.


Portanto, usar sapatos adequados e trabalhar a biomecânica do pé são formas de prevenir e também de tratar esta lesão. Existem diversos exercícios e técnicas na fisioterapia que podem auxiliar este processo, treinando a capacidade do pé de manter o arco adequado, com mobilidade e força para sustentar o peso de forma harmônica e distribuída, além de aparelhos que ajudam a tratar o processo inflamatório e a dor.


O uso de palmilhas pode ser realizado inicialmente de forma paliativa, enquanto o pé ainda está aprendendo a se sustentar de forma adequada, mas o ideal é que conforme os exercícios da fisioterapia avancem, esse uso seja diminuído gradualmente.



Da mesma forma, o tratamento cirúrgico para o neuroma de Morton pode resolver a dor mas não irá melhor a biomecânica do pé e o problema pode voltar. Portanto, opte sempre pelo tratamento conservador com um fisioterapeuta de confiança, que trabalhe não só os sintomas mas também as causas do seu problema!



243 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page