top of page
  • carolrodes

10 curiosidades sobre Joseph Pilates

1. Joseph Pilates, nascido em 1883 na Alemanha, era filho de um ginasta premiado e de uma naturopata que recomendava sempre remédios naturais extraídos de ervas, afirmando que eram muito mais eficientes do que uma cirurgia, por exemplo. Sendo assim, Joseph sempre teve uma visão de integração entre mente e corpo.



2. Joseph Pilates era muito doente e sofria de problemas como a asma. Graças aos seus pais ele começou a dedicar sua vida em favor da melhoria da saúde, praticando técnicas respiratórias que o ajudavam principalmente com a asma. Foi assim então que Joseph passou a estudar o seu próprio corpo e chegou na conclusão que a sua má postura e a sua respiração ineficiente eram as causas dos seus problemas de saúde. Por este motivo, além de passar a trabalhar a sua respiração, ele começou a se exercitar ao ar livre.


3. Com uma personalidade extravagante, Joseph se exercitava apenas de “calção” e ficava assim em qualquer lugar, inclusive nas ruas.


4. Por volta dos seus 14 anos de idade, Joseph passou a aprofundar seus conhecimentos sobre anatomia e medicina chinesa e com isso conheceu e estudou diversos tipos de atividades físicas diferentes como a Musculação, Yoga, Boxe, Mergulho, Kung Fu e a Ginástica. Pode-se notar uma grande influência dessas atividades no Método Pilates.


5. Joseph se mudou para a Inglaterra, onde lutou boxe profissional, foi artista de circo e ensinou defesa pessoal aos detetives.


6. Em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, Joseph foi preso junto com outros cidadãos alemães. Neste campo de concentração, enfrentou situações precárias para viver e foi assim que ele resolveu colocar todo o seu conhecimento em prática. Ao se exercitar, Joseph insistia para que todos os outros presos realizassem os movimentos junto com ele, para que eles também pudessem estar saudáveis, mesmo vivendo em más condições. Até mesmo os presos feridos que não podiam levantar da cama, realizaram os exercícios propostos por Joseph, que retirava molas das camas para criar “equipamentos” nos quais esses indivíduos pudessem realizar os movimentos deitados. Por este motivo, hoje existem equipamentos compostos por molas como o Cadillac e o Reformer. Conforme os presos melhoravam, ele aumentava o grau de dificuldade dos exercícios para que eles pudessem ganhar mais força e flexibilidade, trabalhando não só com os seus corpos, mas também suas mentes através do controle da respiração. Desta forma, todos sobreviveram não só a prisão, mas também a grande epidemia de gripe que acometeu pessoas naquela época.


7. Logo após a guerra, em 1918, Joseph voltou para a Alemanha e passou seus conhecimentos para dançarinos, além de treinar policiais e membros do exército alemão.


8. Um tempo depois, Joseph se mudou para os Estados Unidos, e durante essa migração conheceu Clara, que se tornou sua querida esposa. Juntos criaram um Studio em Nova York e ensinaram Pilates para diversas pessoas até a década de 60, onde então passaram a desenvolver um conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que foi chamado de “Contrologia”, baseado no controle da mente sobre os músculos.


9. Além disso, o Método Pilates, foi muito utilizado por dançarinos, que praticavam o Pilates para ganhar condicionamento ou reabilitar as possíveis lesões causadas pelo ballet.



10. Joseph e Clara eram ótimos professores e inventores, que ensinavam o Método com grande eficiência. Após passar muito conhecimento e contribuir para a melhora da saúde de milhares de pessoas, Joseph faleceu em 1967, aos 83 anos em Nova York e mesmo na terceira idade ele ainda manteve seu corpo em forma. O Método Pilates e o legado do Joseph foram passados adiante através de seus discípulos que aprenderam a técnica diretamente com ele. E com isso o Pilates é praticado e conhecido até hoje, podendo ser utilizado tanto para o condicionamento físico como reabilitação, sendo praticado por todos, independente de idade ou sexo.




540 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page