• zuzfisiopilates

Como tratar a Dor Crônica


Dor: "experiência sensitiva e emocional desagradável associada a lesões reais ou potenciais ou descrita em termos de tais lesões" (definição da Associação Internacional para o Estudo da Dor).

A dor crônica é muitas vezes associada à depressão e, por este motivo, muitas vezes o diagnóstico de depressão induz ao diagnóstico concomitante de dor crônica, sem que haja investigação de afecções clínicas que podem causar a dor e que poderiam ser tratadas.

Cada indivíduo tem seu próprio limiar de dor, logo a intensidade e expressão da dor varia muito de pessoa para pessoa. Este limiar depende de fatores como aspectos ambientais, culturais e religiosos, experiências anteriores e estado emocional do indivíduo no momento da dor.

A modulação da dor depende da interação entre mecanismos excitatórios e inibitórios da dor e do estado funcional das estruturas nervosas que processam a sensibilidade à dor. Quando há dor prolongada, estresse, ansiedade e medo da dor, os mecanismos de modulação da mesma são modificados, podendo gerar dor crônica e até alterar a fisiologia do indivíduo.

O diagnóstico de dor crônica só deve ser dado após exclusão de qualquer outra causa de dor; e o tratamento deve ser realizado procurando-se eliminar fatores agravantes da dor, como distúrbios emocionais, psicológicos e de sono, além de recursos físicos de reabilitação para analgesia e relaxamento, como o Dry Needling. A equipe multidisciplinar é importante para reduzir a dor, criar estratégias de enfrentamento da mesma, restabelecer o sistema de saúde e bem-estar do indivíduo, melhorando sua qualidade de vida.

#dorcrônica #dor #dryneedling #fisioterapia #qualidadedevida #bemestar #distúrbiossensitivos #saúde #reabilitação

22 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos