top of page
  • carolrodes

Pilates e Emagrecimento: é possível emagrecer com Pilates?


Muita gente ao iniciar a prática do Pilates se pergunta se este método ajuda ou não no emagrecimento. E a resposta não é assim tão simples! Vamos tentar aqui explicar o por quê.

Em primeiro lugar, vamos deixar claro que para emagrecer precisamos gastar mais calorias do que ingerirmos. Ou seja, não depende do tipo de exercício que você faz! É uma questão simplesmente matemática: gastar mais do que consumir. Sendo assim, sabemos que mesmo um exercício de alta queima calórica não é suficiente para diminuir o peso de alguém que ingere calorias em excesso. A reeducação alimentar deve sempre fazer parte do processo de emagrecimento!

É claro que existem exercícios que tem uma maior capacidade de queimar calorias do que outros. Exercícios aeróbios são os mais indicados para alguém que quer emagrecer, pois atuam diretamente na lipólise (queima de gordura). O Pilates aplicado de forma clássica não é uma atividade aeróbia, porém é possível sim, se for o objetivo do professor e do aluno, realizar os exercícios de forma mais dinâmica, com mais repetições, evoluindo de um movimento para outro sem interrupções, como num circuito. Deste jeito, a aula de Pilates se aproxima a algumas modalidades aeróbias e gasta mais energia. Se o Pilates for combinado com outras modalidades de exercício, melhor ainda!

O Pilates também atua no emagrecimento de formas indiretas:

Um dos princípios do Pilates é o alinhamento postural. Todos nós conhecemos uma pessoa magra, mas que por ter uma postura inadequada fica com aquela barriguinha...corrigir a postura já ajuda no efeito estético do emagrecimento, mesmo que não altere o peso na balança.

Além disso, o Pilates ajuda a definir a musculatura, já que possui diversos exercícios de fortalecimento. A definição muscular vai ajudar a diminuir as medidas corporais, seja em braços, pernas ou abdômen. A ativação da musculatura abdominal também faz parte dos princípios do método, o que vai ajudar a deixar a barriga mais durinha e se livrar daquelas gorduras localizadas.

O aumento da massa muscular ainda tem a vantagem de aumentar o metabolismo basal do organismo, e sabemos que essa é uma das formas de favorecer a perda de peso.

Emagrecimento é um conceito que deveria ir além da balança. E o Pilates pode sim te ajudar na busca do corpo ideal!

Saiba onde praticar

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page