top of page
  • carolrodes

Fisioterapia no pós-operatório de mastectomia


Um importante fator do câncer de mama é o diagnóstico precoce. Quando detectado em estágio inicial, o tumor apresenta altos índices de cura, mas quando detectados tardiamente a abordagem cirúrgica acaba por ser inevitável para o tratamento da doença.

O tratamento do câncer de mama deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, sendo realizado de forma integral e em conjunto para melhor recuperação do paciente. A necessidade de acompanhamento fisioterapêutico o mais cedo possível, não somente no pré-operatório como no pós-operatório, evita algumas alterações que podem melhorar se tratadas precocemente.

A intervenção da fisioterapia, aplicada ainda no ambiente hospitalar, não só ajuda a prevenir as complicações pós-cirúrgicas, como também reabilita as pacientes mais rapidamente para as atividades da vida diária, facilitando para que a paciente possa colaborar com equipe médica e de enfermagem nos cuidados e tratamento.

No pré-operatório é essencial a avaliação fisioterapêutica para o acompanhamento geral das consequências mais comuns da cirurgia, e a conscientização da paciente sobre a importância dos procedimentos da fisioterapia no pós-operatório.

Deve ser realizada a avaliação das ADMs (Amplitude De Movimento) globais, força muscular, postura, presença de deformidades e contraturas inconscientemente a um mecanismo de defesa, e deve-se estar atento ao estado emocional da mulher, o que interfere diretamente na evolução do tratamento.


As complicações mais comuns após a cirurgia podem ser: dor, dificuldade de movimentar ombro, braço, antebraço e mão do mesmo lado da cirurgia. Pode também haver alterações na sensibilidade na parte interna e superior do braço, formigamento, anestesia e dormência.

O principal objetivo da fisioterapia pós-operatório é restabelecer o mais rápido possível os movimentos e a força no braço e no ombro, com objetivo de retomar a realização de atividades diárias, como se vestir, tomar banho e pentear os cabelos. Auxilia, também, na diminuição da dor e da rigidez nas costas e no pescoço.

O período de recuperação de cada paciente em tratamento é muito importante e varia de acordo com as características individuais, a extensão da doença e o tratamento recebido. Alguns exemplos de coisas para se ter em mente após a cirurgia do câncer de mama:

● Você poderá sentir um aperto na mama e axila após a cirurgia. Isso é normal, e diminuirá conforme você faz seus exercícios. ● Muitas mulheres sentem formigamento, dormência ou dor na parte posterior do braço e/ou na parede torácica. Isso ocorre porque a cirurgia pode irritar alguns nervos. Essa sensação tende a aumentar algumas semanas após a cirurgia, mas continue seus exercícios normalmente a menos que você perceba algo incomum. ● Experimente fazer os exercícios após um banho quente, quando os músculos estão quentes e relaxados. ● Use roupas confortáveis ao fazer os exercícios. ● Faça os exercícios lentamente até sentir um estiramento suave. É normal sentir puxar enquanto estica a pele e os músculos que foram afetados pela cirurgia. Não faça movimentos bruscos durante os exercícios. Você não deve sentir dor, apenas alongamento suave.

● Inicie os exercícios deitada, mova-se para a posição sentada e finalize-os em pé. ● Siga as orientações do fisioterapeuta e faça os exercícios em casa duas vezes por dia até recuperar a flexibilidade normal.

169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page