top of page
  • carolrodes

5 influências do Meio Ambiente na sua saúde

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data comemorativa importante do calendário, celebrado no dia 05 de Junho em decorrência de ser a data da realização da Conferência de Estocolmo, a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pela ONU para discutir a degradação do meio ambiente e o futuro ecológico do planeta. Essa conferência é reconhecida como o primeiro passo tomado para se tentar mudar a relação do homem com a natureza.


O acelerado crescimento populacional e tecnológico/industrial fez com que cada vez mais a expansão das cidades tomasse o lugar da vegetação e cada vez mais poluição fosse sendo produzida e depositada na natureza. Esse é um processo que continua acontecendo e aumentando conforme passam os anos, mas a Conferência de Estocolmo e o Dia Mundial do Meio Ambiente nos trazem a reflexão do que podemos fazer para melhorar a situação atual.


Quando pensamos nas consequências que a poluição, o desmatamento e as mudanças climáticas trazem para o nosso planeta, podemos trazê-las para nossa vida diária e analisar como ela é impactada. O aquecimento global, associado à grande quantidade de concreto e pouca natureza aumentam ainda mais a temperatura das grandes cidades, e o acúmulo de gases tóxicos na atmosfera desses locais é potencializado pela grande quantidade de automóveis e também pela menor quantidade de árvores para fazer fotossíntese.


Dentre as muitas consequências de todo esse processo, algumas que podemos citar, com influência mais direta em nós, são:



1. Aumento do risco de alergias e doenças respiratórias


2. Maior dificuldade em realizar atividades ao ar livre em dias quentes e úmidos


3. Mais cansaço e exaustão pelas altas temperaturas


4. Maior taxa de ansiedade, depressão e níveis de estresse em regiões com menor quantidade de natureza presente


5. Maior risco de câncer de pele


Portanto, devemos sempre nos cuidar em todos os momentos, principalmente ao sairmos de casa, para nos protegermos, assim como é importante considerarmos quais ações podemos tomar para fazer nossa parte na resolução deste grande problema.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page