top of page
  • carolrodes

7 curiosidades sobre o Pilates que você não sabia!

Atualmente todo mundo já fez alguma aula ou elo meos ouviu falar sobre Pilates: uma técnica de treinamento corporal que envolve o treino de força, resistência muscular, flexibilidade, respiração, concentração, alinhamento postural e equilíbrio. Porém separamos algumas curiosidades interessantes sobre o método:


1. O criador da técnica tinha uma saúde bem debilitada:

Com asma, raquitismo e febre reumática, Joseph Pilates desenvolveu a técnica baseado em seus estudos autodidatas, justamente para tratar a sua saúde. Após iniciar os treinos com o seu método, viveu bem e sem sintomas nem remédios até os 87 anos.


2. O nome da técnica era Contrologia

Joseph chamava a técnica que criou de Contrologia, se referindo ao completo controle de corpo e mente, alcançados por quem pratica o método. O nome Pilates foi dado em homenagem ao seu criador, Joseph Piltes, após a sua morte.


3. Foi um método criado por um homem, para homens

Joseph criou o método durante a 1ª Guerra Mundial, enquanto estava num campo de prisioneiros na Inglaterra. Ele dava treinos da sua técnica para os outros prisioneiros, mas também utilizou seu método para treinar soldados da Scotland Yard. Após a guerra, ele se mudou para Nova Iorque, onde ficou famoso entre bailarinos da Broadway, e portanto foi aí que a técnica se popularizou entre mulheres.



4. Da criança ao idoso, qualquer um pode praticar

O Pilates é uma técnica universal. Seus exercícios podem ser adaptados de acordo com as demandas de cada aluno, facilitando ou dificultando os movimentos com pequenos ajustes nas molas, mudando um pouco a posição do corpo ou utilizando acessórios. Devido a essa versatilidade, o Pilates é usado tanto para casos de reabilitação neurológica, como para melhorar a performance de um atleta de elite.


5. Nem sempre mais mola significa mais carga

Em alguns exercícios, as molas mais fortes aumentam a força necessária para o movimento, traendo mais dificuldade. Em outros, ajudam a sustentar o corpo (ou parte dele), facilitando a execução.


6. A bola de Pilates nunca foi utilizada por Joseph Pilates em seu método

De todos os acessórios comumente usados nas aulas, o único usado por Joseph foi o Magic Circle, o qual ele criou utilizando aros de barris. A bola suíça, por exemplo, foi uma adaptação criada para gerar desequilíbrios, alterando a demanda de cada exercício.


7. Ajuda muito quem tem dor nas costas

Por trabalhar o fortalecimento da região abdominal e também a respiração, o Pilates melhora bastante a estabilidade da coluna, diminuindo sintomas de lombalgia. Por este motivo, pode ser indicado inclusive para quem tem escoliose, hiperlordose, hérnia de disco...


2.117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page