top of page
  • carolrodes

Desenvolvimento infantil

Durante a infância o ser humano passa por um processo que chamamos de desenvolvimento neuropsicomotor.

Este processo, acontece a partir da maturação do sistema nervoso que está fortemente relacionada às experiências que essa criança têm e à qualidade do ambiente em que vive.


Além de aspectos como nutrição, qualidade de sono e segurança é importante garantir um ambiente rico em estímulos sensoriais e experiências diversas onde os pequenos possam brincar livremente, explorar o mundo e usar a imaginação. Crianças são grandes cientistas, estão a todo tempo testando objetos, sensações, o próprio corpo, as relações sociais. É a partir dessas vivências que acontecem tanto dentro do contexto da brincadeira quanto fora dele que a criança aprende e se desenvolve.


Para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor profissionais de diferentes áreas usam medidas e escalas próprias de cada profissão e assim poder intervir quando algum atraso é identificado a fim de garantir que as crianças sigam uma trajetória progressiva de aquisição de habilidades que as permitam alcançar o máximo de independência no processo de exploração do mundo.


É importante ressaltar que as crianças não são todas iguais, cada uma delas tem seu tempo e variações de idade para adquirir esses marcos motores podem acontecer e não necessariamente isso significa um problema de saúde. Determinar se um atraso de desenvolvimento é algo que precise de uma intervenção terapêutica, depende da análise de outros fatores associados a vida da criança.


Algo tão complexo e que depende da interação entre tantos aspectos, demanda uma intervenção igualmente complexa. Para assegurar um desenvolvimento neuropsicomotor adequado, é fundamental o trabalho em equipe entre fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas entre outras profissões da área da saúde e para as crianças em idade escolar, é importante que haja o diálogo desses profissionais também com a equipe da escola e com assistentes sociais no caso das crianças em situação de vulnerabilidade.


No caso da fisioterapia a avaliação é feita a partir do uso de escalas que analisam a qualidade dos movimentos e a aquisição de marcos motores que são esperados para cada fase da vida, como a capacidade de sustentar a cabeça, rolar, sentar, engatinhar, andar e correr. Além de parâmetros de avaliação, esses marcos motores são também objetivos buscados dentro dos atendimentos.


Um ponto fundamental desse processo é compreender o contexto familiar em que a criança está inserida e conhecer a realidade e as expectativas dos cuidadores em relação ao desenvolvimento das crianças.


Seja no ambiente familiar, na escola ou nos serviços de saúde, cabe aos adultos a missão de zelar por ambientes estimulantes e seguros, incentivar o brincar e a busca por experiências novas e enxergar em cada momento da vida uma oportunidade de potencializar o processo de desenvolvimento.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page