top of page
  • carolrodes

Fisioterapia do Trabalho

A Fisioterapia do trabalho é uma especialidade da saúde que gera muitos benefícios, tanto para os profissionais como para as empresas. Para os trabalhadores que realizam muitos movimentos repetitivos no trabalho ou então aqueles que passam a maior parte do tempo de trabalho sentados, e não praticam atividade física fora do expediente, sem algum tipo de acompanhamento especializado podem ter sérios problemas de saúde e funcionais.


O Fisioterapeuta atua dentro das empresas e organizações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos profissionais, resolvendo questões de ergonomia, implantando programas de cinesioterapia laboral. Ou seja, prevenir, avaliar e tratar os distúrbios ou lesões decorrentes das atividades no trabalho.



O fisioterapeuta também estuda o ambiente de trabalho, o dia a dia de cada trabalhador e os riscos aos quais eles estão expostos, na busca de solucionar alguns problemas decorrentes do trabalho como baixa produtividade, possibilidade de acidentes no trabalho, grande número de faltas, gastos com assistência médica, má relação entre os funcionários e estresse do dia a dia.


Para muitas pessoas o ambiente de trabalho acaba sendo um local de pouco confortável e bastante desgaste emocional e físico, o que pode ocasionar problemas físicos e mentais aos trabalhadores e prejudicar a vida pessoal e profissional. Com esse tipo de acompanhamento os profissionais conseguem melhorar o rendimento e produtividade dentro da empresa, além do bem estar físico e social fora dela.


A atuação do fisioterapeuta depende e muda de empresa para empresa. Alguns fisioterapeutas acompanham o seu paciente no seu local de trabalho uma ou duas vezes por semana, outros com menor frequência. Porém, é importante que o acompanhamento seja contínuo, dessa forma é possível alcançar melhores resultados.


É importante que os gestores e diretores das empresas entendam que a Fisioterapia do Trabalho não auxilia somente na vida do trabalhador, mas também, e principalmente, contribui no desenvolvimento da empresa como um todo.




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page